Nutrição, Estética e Beleza

Descubra os benefícios do carboidrato

Herói ou vilão? Essa dúvida cerca um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Ele está presente no dia-a-dia da população brasileira, representando um dos itens clássicos da dieta (arroz e feijão), entretanto, existe o grande debate se ele é benéfico ou maléfico à saúde.

Esse grande ponto de interrogação é o carboidrato. O carboidrato é um macronutriente e está presente em alimentos industrializados como macarrão e arroz, e em alimentos de origem vegetal também, uma vez que, ao fim do processo da fotossíntese, os vegetais absorvem carboidratos como principal fonte de energia.

Sua atuação prioritária é gerar energia para as células do corpo humano. Esse processo acontece devido às biomoléculas que estão dentro de sua composição. Essas biomoléculas são digeridas pelo corpo humano durante o processo de digestão e, ao serem quebradas por enzimas, entram nas células fornecendo energia.

Contudo, quando consumidos em excesso, os carboidratos podem gerar problemas. Por conta de sua função de fornecer energia, esses alimentos possuem, em média, muita massa e levam ao organismo uma quantidade maior do que pode ser absorvido pelo corpo humano. 

Rapidamente, a ingestão de carboidrato pode levar a uma diferença na aparência das pessoas. Os conhecidos “pneuzinhos” aparecem por conta da grande quantidade de massa não digerida pelo organismo – nesse cenário, o excesso é guardado pelo corpo para ser utilizado no futuro.

Além do problema estético, o excesso de carboidrato pode gerar problemas de saúde, como: problemas dentários, fadiga, falta de concentração, inchaço, sonolência, alterações no sistema imunológico.

Ficou interessado sobre os carboidratos? 

Venha com a gente e avalie os benefícios destes alimentos ricos em energia.

Benefícios dos carboidratos

Energia para o funcionamento do corpo

Como mencionamos acima, os carboidratos são fonte rápida de energia para o corpo humano – já que é responsável pela entrada de açúcar no sangue. Esta função é fundamental para que as pessoas possam exercer suas atividades diárias tranquilamente. Essa ação acontece por meio da liberação de energia dos alimentos para o sistema nervoso central do corpo humano. 

Por conta do trabalho exercido, o carboidrato é um bom amigo para atletas, sejam profissionais ou amadores. Sua rápida absorção e produção de energia permite que as atividades físicas sejam realizadas no mais alto nível físico. Além disso, por conta da velocidade de digestão, ele também auxilia no metabolismo.

Como são divididos os carboidratos

Existem cinco tipos de carboidratos: monossacarídeos, oligossacarídeos, polissacarídeos, holosídeos e heterosídeos. Cada um possui uma importância e é armazenado em um lugar específico do corpo.

Monossacarídeos

Este tipo de carboidrato está presente em frutas, legumes e verduras. Ele é conhecido como carboidrato simples e possui em sua estrutura entre três e sete carbonos – glicose, frutose e galactose.

Dissacarídeos

Composição mais complexa de carboidrato, os dissacarídeos são encontrados a partir da união de dois monossacarídeos. Essa estrutura é facilmente verificada em açúcares, como o açúcar vegetal (extraído da cana de açúcar ou do mel), o do malte (produzido com interferência química) ou o do leite (de origem animal).

Polissacarídeos

O último grupo é formado por carboidratos complexos. Sua existência acontece após a unificação de diversos monossacarídeos. Por conta disso, ele atua como reserva energética e é encontrado em alimentos como amido de milho, trigo, batata, arroz, mandioca, cenoura, pão e massas.

Fundamental para o controle do humor

Um dos principais benefícios do consumo de carboidrato está ligado ao bem estar das pessoas. O alimento tem a capacidade de estimular a serotonina – e a liberação deste hormônio está diretamente ligada ao bem estar.

Por conta disso, é comum que pessoas que realizam dietas rígidas, nas quais o carboidrato é cortado, passam a ter alterações de humor ao longo do dia, e que se sintam mais insatisfeitas, frustradas e até mesmo com baixa autoestima.

Uma outra ação que pode estimular problemas de humor é a mudança brusca de alimentação. Segundo estudo do IBGE, uma a cada quatro pessoas no país está acima do peso, e é comum que façam dietas que cortam velhos hábitos, os quais o corpo humano já está acostumado.

Confira abaixo os benefícios da ingestão de carboidratos

  • Carboidratos não engordam, porém, o alto consumo pode gerar a reserva de alimentos;
  • Os alimentos que contém carboidratos ajudam no ganho de massa magra, assim como ajudam na regeneração muscular;
  • Alimentos com carboidratos possuem outros componentes, como vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes;
  • A energia proveniente dos alimentos ajudam na ação do cérebro – este membro tão importante utiliza 1/5 da energia do corpo.
  • Os alimentos integrais não passam pelo processo de refinamento e, por isso, ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo.

Recomendamos para você

         Innutri Colágeno C + Mineirais

                    Innutri Licopeno

                  Innutri Lipo Intense