Nutrição, Estética e Beleza

Entenda a diferença entre carboidratos simples e complexos

Como falamos há algumas semanas, os carboidratos são responsáveis por conceder energia para o corpo. É por meio de seu consumo que o organismo absorve vitaminas, minerais e fibras. Porém, ainda assim, existe um tabu em relação a esse macronutriente devido à ligação entre os alimentos ricos em carboidratos e o aumento do peso. Para explicar essa relação, preparamos um conteúdo especial contando um pouco mais de detalhes sobre essa relação.

Os diferentes tipos de carboidratos são encontrados em diferentes alimentos. Suas propriedades podem ser divididas em dois grandes grupos nutricionais: carboidratos simples e complexos. Ambos têm a capacidade de promover energia para a célula, mas as propriedades são distintas em relação à quantidade energética e ao benefício para o organismo.

Conheça os carboidratos simples e complexos

Simples

Formados por polissacarídeos e dissacarídeos, os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo organismo. São encontrados em alimentos doces e calóricos, como açúcar refinado, pão francês, arroz branco, biscoitos e refrigerantes. Por conta do paladar agradável, esses alimentos são desejados para quem quer fugir da dieta e comer a famosa “besteira”.

A maior parte dessas fontes de carboidratos simples são industrializados, e ao longo do processo passam por reações químicas que dissolvem as fibras presentes nos alimentos. Por conta disso, carregam em sua estrutura final um alto índice de açúcar e sódio. 

Ao mesmo tempo, os carboidratos simples rapidamente entregam a energia presente em sua estrutura para as células, tornando-se, assim, uma boa opção para quem pratica atividade física. Mas, caso essa energia não seja gasta, são transformadas em gorduras.

Esse processo pode ser altamente prejudicial ao organismo, pois é nele que são desenvolvidos problemas de saúde, como aumento da glicemia, alterações na flora intestinal, cansaço, prisão de ventre e aumento do apetite. Além disso, o excesso de carboidratos simples pode gerar o ganho de peso.

Dica Mezzo: veja alguns alimentos ricos em carboidratos simples: bebidas adoçadas (como sucos artificiais e refrigerantes), pão branco, biscoitos e bolos, doces e chocolates, sorvete, batata frita e massas refinadas. Se você deseja perder peso, um bom plano alimentar é evitar esses alimentos.

Complexos

Composto exclusivamente por monossacarídeos, os carboidratos complexos são digeridos de forma mais prolongada – evitando o pico de glicemia durante o processo de digestão. Em sua estrutura estão presentes vitaminas, minerais e fibras, sendo uma fonte de energia mais longa para as células. Esse processo acontece pois as propriedades do carboidrato são dissolvidas pouco a pouco e, por conta disso, a energia é absorvida pausadamente, proporcionando uma sensação de saciedade por mais tempo.

Diferente dos carboidratos simples, os monossacarídeos são encontrados em frutas, verduras e legumes, com isso, os nutrientes são repassados diretamente para o corpo, sem sofrer nenhuma alteração externa – neste processo, se destacam as fibras dos alimentos, uma vez que são responsáveis por controlar o nível de insulina no organismo. 

Para realizar a digestão dos carboidratos complexos, o corpo gasta mais energia. Devido a isso, esses alimentos são fundamentais para quem deseja perder peso e acelerar o metabolismo. O processo também é importante para o controle de doenças como hipertensão e diabetes, já que diminui tanto a quantidade de sódio, gordura e de açúcares no corpo.

Dica Mezzo: veja alguns alimentos com carboidratos complexos: arroz e massas integrais, aveia, lentilha, grão-de-bico e outros cereais. Se você deseja ter uma alimentação saudável, acrescentar esses alimentos na dieta é uma boa escolha.

Descubra os riscos de dietas sem carboidrato no dia a dia

Agora que você já conhece a diferença entre os dois tipos de carboidratos presentes nos alimentos, você pode entender a necessidade desse macronutriente na dieta. 

Antes de iniciar um processo de perda de peso, é necessário o acompanhamento médico, já que, nesse momento, o corpo passará por uma transformação, e a retirada aleatória de alimentos pode ser prejudicial para a saúde e bem estar. 

Abaixo listamos alguns problemas de saúde que podem ocorrer com um baixo índice glicêmico (proveniente dos carboidratos):

  • Falta de energia;
  • Oscilações no humor e maior irritabilidade, pois alimentos fontes de carboidratos contribuem para a produção de serotonina, que é o hormônio do bem estar;
  • Aumento da ansiedade;
  • Baixa disposição;
  • Prisão de ventre, devido à redução no consumo de fibras;
  • Aumento da inflamação no organismo, especialmente quando não se consome fontes de gorduras boas, como azeite, castanhas e abacate.

Recomendamos para você

                    Innutri Lipo Intense

            Innutri Mellanmax Nutrition

                      Innutri Trichology