Nutrição, Estética e Beleza

Existe um horário melhor para tomar colágeno?

Entender a dinâmica da proteína é fundamental para maximizar o resultado

O colágeno é um aliado imprescindível para quem deseja ter uma pele saudável, e os produtos hidrolisados, também chamados de peptídeos de colágeno, são os que têm absorção mais eficiente. Então, quais são os fatores que mais fazem diferença para quem vai tomar colágeno? O horário, por exemplo, faz alguma diferença em como o corpo processa?

Preparamos um guia com dicas para quem deseja criar uma rotina e ingerir colágeno. Quer saber como extrair o melhor do produto? Então é só se atentar aos passos seguintes:

1 – Como e quando começar a tomar colágeno

O colágeno é sintetizado pelo próprio corpo, mas é importante saber que o ritmo dessa fábrica diminui depois dos 25 anos. Em média, a produção diminui em até 1% ao ano, e é por isso que a suplementação tem um papel fundamental.

Na hora de escolher, é importante entender quais são os ingredientes do colágeno. Os produtos sem açúcares ou conservantes são melhores para o corpo. Não esqueça de conversar com seu médico para saber qual tipo é o mais adequado à sua realidade.

2 – Entenda os benefícios do colágeno

A lista de aspectos em que o colágeno auxilia o funcionamento do corpo é extensa. Além de ser fundamental para a jovialidade da pele, essa proteína ajuda a aliviar dores nas articulações, impede a perda óssea e promove a saúde do coração.

O colágeno é uma proteína que contém diversos aminoácidos importantes para o organismo como a glicina, a prolina e a hidroxiprolina que chegam a compor, juntas, até 50% dos aminoácidos presentes no suplemento.

Embora seja uma proteína natural que o nosso corpo é capaz de sintetizar, os suplementos de colágeno têm se tornado cada vez mais populares.

Existem várias formas de colágeno, mas as versões hidrolisadas são as melhores para consumo, já que em tais suplementos o colágeno já foi “quebrado” em pedacinhos pequenos que facilitam a absorção pelo organismo.

4 – Qual o melhor horário para tomar o colágeno

Não existem estudos conclusivos sobre a diferença de ingerir colágeno em cada parte do dia. Ainda assim, contudo, há algumas dicas importantes para quem quer maximizar os efeitos. A principal delas é evitar tomar o colágeno muito perto das refeições.

A explicação para isso é que as refeições que oferecem maior aporte de nutrientes podem proporcionar uma espécie de disputa – o corpo teria mais coisas para absorver. Com isso, existe um risco de que a absorção do colágeno seja comprometida.

Dica Mezzo: A presença de glicina no colágeno parece ter relação com a melhoria da qualidade do sono. Segundo uma pesquisa publicada em 2012 no periódico científico Frontiers in Neurology, o uso de 3 gramas de glicina cerca de 1 hora antes de dormir beneficia o sono. Como o colágeno é rico em glicina, teoricamente ele ajuda a dormir e a manter o sono. Uma outra pesquisa publicada em 2007 na revista Sleep and Biological Rhythms já mostrava que a glicina faz com que as pessoas peguem no sono mais rápido e tenham um sono mais profundo. No período da noite, nossas células são reparadas e oxigenadas.

Por fim, é fundamental que a ingestão seja feita de forma regular, com ritmo, para que o corpo não tenha de lidar com picos e consiga se programar para absorver o colágeno.

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