Nutrição, Estética e Beleza

Imunidade baixa: Quais são as causas? Como cuidar?

Fortalecer a nossa imunidade requer uma atenção diária ao que ingerimos, como descansamos e como nos exercitamos. Mas, antes de falar sobre como fortalecer o nosso sistema imunológico, precisamos entender um pouco mais sobre suas funcionalidades em nosso corpo.

A imunidade pode ser explicada como um mecanismo de defesa que o nosso corpo apresenta contra agentes estranhos. Esses agentes são chamados de antígenos e podem ser encontrados na forma de vírus, bactérias, protozoários, fungos e até mesmo partículas que provocam alergias.

Quando o nosso sistema imunológico se sente ameaçado, ele responde ao antígeno produzindo uma substância chamada de anticorpo. os anticorpos atuam ligando-se aos antígenos, interferindo na sua atividade normal ou os marcando de modo a garantir sua destruição ou inativação.

O que acontece quando a imunidade está baixa?

Quando a imunidade baixa, ou não está funcionando de maneira eficaz, essa falha pode permitir que os micro-organismos nocivos (antígenos) invadam o corpo. Essa invasão, deixa o seu corpo vulnerável para a aparição de várias doenças, das mais comuns até as mais graves.

A diminuição da imunidade também pode ser causada por hábitos que prejudicam à saúde, como o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o estresse e a má alimentação. Além de gerar doenças, esses hábitos  também podem fazer com que condições simples se tornem perigosamente graves

Por isso, sempre que notar os sintomas da baixa imunidade no organismo, é preciso procurar um médico,ele é o responsável por solicitar exames de sangue para analisar como está a sua saúde e, dessa forma, indicar o tratamento mais adequado para te poupar do risco de doenças.

Quais são os sintomas da imunidade baixa?

Os Sintomas mais comuns no qual você deve se atentar são:

  • Estar sempre fraco, sem forças mesmo em atividades simples
  • Estar sempre resfriado ou gripado
  • Ter dificuldades para acordar ou sentir-se sonolento em momentos fora do padrão
  • Herpes oral ou genital, feridas, abscessos, diarreias, otites, furúnculos e outros tipos de infecção intestinal, respiratória ou de pele.
  • Estar dolorido sem causa aparente.

Como prevenir ou tratar a imunidade baixa?

Como já dissemos, o mais recomendado para esse tipo de situação é procurar um médico especialista. Porém, se o quadro não estiver tão grave, nós te ajudaremos a dar um up em sua imunidade em casa com as seguintes dicas:

Beba muita água

Parece clichê, mas não é. A falta de água dentro das células interfere no sistema de transporte de nutrientes e, um corpo desnutrido, é um prato cheio para os antígenos.

Além disso, enquanto os anticorpos trabalham a nossa temperatura sobe. Quando alguém está com febre, o organismo perde mais líquido do que o comum, por isso, já no estado febril, precisamos beber bastante água e repor o que foi perdido para que o corpo não desidrate. 

Higienização

A primeira dica é lavar as mãos para diminuir o risco do contágio com microorganismos patogênicos, eles podem estar na mão de pessoas que cumprimentamos ou em alguma superfície contaminada.

Tanto lavar as mãos quanto tomar banho, escovar os dentes ou higienizar as unhas, prefira usar produtos anti bacterianos, assim, você estará mais seguro de que não houve resquícios de contaminação.

Alimente-se bem

Alimentos são essenciais para a manutenção de vitaminas e minerais. O consumo de frutas, legumes e verduras deve fazer parte da alimentação diária se queremos estar com o sistema imunológico em dia. Dentre os alimentos mais recomendados para o fortalecimento da imunidade estão:

  • Salmão
  • Morango
  • Laranja
  • Brócolis
  • Sementes de girassol
  • Iogurte
  • Linhaça

Pratique atividade física

Todas as substâncias produzidas na atividade física, armazenam informações sobre os anticorpos e ajudam a prevenir diversas doenças. Além disso, quando praticamos exercícios, os músculos do nosso corpo produzem uma grande quantidade do hormônio chamado irisina, que também ajuda a combater níveis avançados de inflamações.

Dica Mezzo Nutrition

Como apontamos, a desnutrição é um dos motivos principais que enfraquece o nosso sistema imunológico. Além de uma boa alimentação, podemos ter ajudinhas extra contando com a suplementação.

Para isso, indicamos os suplementos da loja Mezzo Nutrition, em especial, o Innshot Mezzo. Ele é um suplemento alimentar com potencial imunológico, que nasceu para cuidar da saúde do organismo em geral de uma maneira prática e eficaz.

Após dissolver 1 sachê (5g) em 200mL de água ou bebida de sua preferência, além de um sabor bem gostoso e leve, você também irá ingerir concentrações altas de Vitaminas C, A, B6 e B12, Extrato própolis, Gengibre, Cúrcuma e Glutamina.

Esse combo será essencial para o fortalecimento do sistema imunológico além de aumentar a sua qualidade de vida. Ele também auxiliará o seu organismo a se proteger de microrganismos agressores e prejudiciais presentes no meio ambiente, pois possui propriedades termogênicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Recomendamos para você

Innshot Mezzo Nutrition