Nutrição, Estética e Beleza

Os benefícios do selênio e por que ele deve fazer parte da sua dieta

Mineral pode ser um importante aliado do sistema imunológico e ajuda no combate a inflamações

Você ingere selênio regularmente? Esse mineral de alto poder antioxidante ajuda a prevenir doenças e pode ser um importante aliado para a composição de uma dieta balanceada. Se você quer ter uma vida mais saudável ou deseja extrair do corpo o melhor rendimento possível, é importante entender mais sobre o selênio e como incorporá-lo ao dia a dia.

Então, para começar, vamos falar um pouco mais sobre o selênio?

Como o selênio aparece na alimentação

O selênio é um micronutriente presente no corpo humano, mas também pode ser encontrado em alimentos como castanha do Pará, ovo, arroz, feijão, pães, queijos ou carnes – há quantidades significativas nos rins dos animais.

Entre os alimentos mais ricos em selênio, a castanha do Pará é de longe o mais eficiente – tem uma concentração do mineral que é 100 vezes superior ao volume encontrado em uma gema de ovo, por exemplo.

A recomendação é uma pessoa adulta consuma ao menos 55mg diários de selênio, mas essa quantidade pode variar de acordo com a recomendação do seu médico.

Quais são os benefícios da ingestão de selênio

A ingestão de selênio tem uma série de efeitos positivos para o funcionamento do corpo. Alguns deles são:

Ação antioxidante: O selênio ajuda a prevenir a ação de radicais livres, que podem causar inflamações, alteração no funcionamento de células e envelhecimento. 

Pessoas que fumam, consomem bebidas alcoólicas regularmente e que vivem sob muito estresse acabam produzindo uma maior quantidade de radicais livres, tendo uma necessidade maior de consumir nutrientes antioxidantes

Prevenção de doenças cardiovasculares: Como reduz o volume de substâncias inflamatórias no organismo e aumenta a quantidade de glutationa, o selênio ajuda a reduz a oxidação do colesterol ruim nos vasos sanguíneos e evita o entupimento de artérias.

Melhoria do funcionamento da tireoide: A deficiência de selênio pode causar uma condição chamada Tireoide de Hashimoto, um tipo de hipotireoidismo que ocorre quando células de defesa começam a atacar a própria tireoide, principal armazenador de selênio no nosso organismo.

Melhoria do sistema imunológico: Por seu efeito direto na imunidade

Ajuda na perda de peso: A ação do selênio na tireoide ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para o emagrecimento.

Benefício para a pele: O selênio é um mineral naturalmente presente em nozes, frutos do mar, carnes, queijos e outros alimentos. Ele protege a pele da radiação UV, inflamação e pigmentação.

Ele tem propriedades que ajudam a proteger o DNA. Algumas evidências científicas sugerem que o consumo de selênio pode reduzir o risco de certas formas de câncer.

Ou seja, a suplementação com selênio agrega diversos benefícios ao organismo, pele e saúde como um todo.

Innutri Licopeno