Nutrição, Estética e Beleza

Você tem tomado cuidado com o café da manhã? Em uma rotina corrida e atribulada, muitas vezes falta tempo para que essa refeição tenha a atenção adequada. No entanto, como alerta a Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), nosso corpo precisa de energia para acordar e repor o que foi gasto durante a noite. Um bom café da manhã pode representar até 25% das calorias consumidas no dia e oferecer a energia necessária para funcionar bem nas horas seguintes.

A situação foi alvo de estudo da USP (Universidade de São Paulo), que avaliou a rotina de 3.528 jovens europeus e 991 brasileiros a fim de coletar informações como tempo de sono, refeições e outros hábitos. A pesquisa concluiu que o hábito de passar o desjejum é rotineiro em 20% dos jovens e que a situação pode impactar no Índice de Massa Corporal (IMC), na circunferência da cintura e na razão cintura/altura. 

Além do risco de ganho de massa corporal, o simples ato de pular o café da manhã pode gerar problemas de saúde. Sem a primeira refeição do dia, o corpo precisa encontrar outras fontes de energia. O organismo também pode sentir a falta de glicemia e assim, sintomas como enjoos, tontura, cansaço, dificuldade de concentração e mal estar podem aparecer ao longo do dia. 

Então, se o café da manhã é tão importante, como podemos fazer dessa refeição uma verdadeira arma para o bom funcionamento do corpo? A Mezzo preparou uma superdica para você turbinar o cardápio matutino e garantir energia para o restante do dia.

Panqueca: perfeita como doce ou salgado

O café da manhã, é importante lembrar, tem uma forte influência da cultura de cada região. No Brasil, costumamos ingerir muito carboidrato (pão) e gordura (manteiga e queijo) nessa refeição. Existe um caminho, então, conciliar os hábitos locais e a busca por um estilo de vida mais saudável?

Uma dica para isso é substituir o pão pela panqueca. Trata-se de um alimento que pode acompanhar doces e salgados, e por isso é perfeito para incrementar sua mesa de café da manhã.

Existem diversas formas de preparar a massa da panqueca. Nossa sugestão é usar uma mistura de farinhas de aveia e trigo integral para aumentar a quantidade de fibras, o que ajuda no funcionamento do organismo.

Quer saber como preparar uma panqueca de aveia?

Vamos à receita:

Panqueca fit de aveia

Ingredientes

– 1 xícara de farinha de aveia;
– 1 xícara de farinha de trigo integral;
– 1 ovo;
– 3 colheres de sopa de chia;
– 1 maço de agrião cru;
– 200 ml de água;
– Pitada de sal.

Modo de preparo

Para fazer uma panqueca deliciosa, bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Em uma frigideira antiaderente, despeje uma pequena quantidade da massa e deixe dourar e virar para dourar o outro lado também. Depois acrescente o recheio de sua preferência.

Recheio 

Opte por recheios leves e combinações nutritivas que combinem com o prato. Mel, iogurte, frutas, sementes de chia, linhaça e outros cereais são bons complementos para a panqueca e para a sua saúde. Você também pode usar avocado ou queijos brancos como recheio.

Para mais receitas, acesse nosso site e confira todas as dicas Mezzo.

Recomendamos para você

                          Innibi Innutri

                        Innshot Mezzo

                      Innutri Acnediol